Colcha de Retalhos


Sinopse
Enquanto elabora sua tese e se prepara para se casar Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem mulher, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn). Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis mas repletos de sentimentos, que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo ela se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas no seu coração que precisam ser esclarecidas.
Informações Técnicas
Título no Brasil:  Colcha de Retalhos
Título Original:  How to Make an American Quilt
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento:  1995
Estúdio/Distrib.:  Universal Home Video
Direção:  Jocelyn Moorhouse

Referência: Interfilmes

4 comentários:

  1. Camila
    Ao assistir "Colcha de retalhos" fiquei pensando: quando perdemos algo era mesmo para ser perdido? Pois a personagem principal se recusa a digitar sua tese no computador acreditando que poderá perde-lá, no entanto mesmo digitando na máquina acaba perdendo-a após uma ventania. Ainda não sei, as vezes parece que sempre teremos a sensação que, se tívessemos feito do outro jeito teria dado certo, será?

    ResponderExcluir
  2. Colcha de retalhos foi um filme que me marcou bastante, por vários motivos, mas por um mais especial.... Fiquei me imaginando naquela situação na qual a personagem principal estava com relação à escrita de seu trabalho de conclusão... UFA! Que momento conturbado deve ser este ein? Quão perdida ela estava que todo aquele movimento de escrita desistência, reescrita e em seguida desistência que toda aquela confusão afetou sua vida e sua relação com as pessoas, principalmente seu companheiro... Como não deixar momentos turbulentos influenciarem em suas atitudes, como separar situações? Esse filme me mostrou que eu não sou tão forte quanto imaginava ser ....

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é um filme marcante e maravilhoso. As cenas são lindas..... Quando eu vi a cena da personagem correndo enrolada na colcha de retalhos eu pensei: será que a nossa vida é uma colcha de retalhos? Talvez sim pois ao fazermos nossas escolhas estaremos escolhendo o retalho a ser pregado nela....Outra coisa que me chama a atenção no filme é a inconstância na vida da personagem.....
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  4. Olá queridas!
    Fiquei pensando sobre o comentário da Taíza e vejo isso acontecendo comigo. Na verdade, não é que eu desista do que escrevi até agora, mas sempre é necessário mudar. Escrever, voltar, reescrever, modificar. É assim, sempre, porque nunca sentimos que está pronto. É difícil, mas também muito importante porque aprendemos muito nesse movimento! Isso a gente vê na Finn, que sempre muda seu texto.

    Mas outra coisa que me chamou atenção foram as questões da vida dela. Na verdade ela mudava constantemente sua dissertação, mas internamente não conseguiu provocar muitas mudanças. Fiquei pensando... Pode ventar o que for que depois a gente recolhe os pedaços (os papéis dela que foram espalhados pelo vento)que dizem de nós e se remonta.
    Na verdade um grande vendaval não nos modifica, ele não é capaz de fazer isso sozinho. Apenas nos desconstrói para que possamos nos reconstruir. Cabe a nós, depois dos vendavais, sabermos nos reconstruir de uma maneira diferente. A personagem do filme preferiu ser a mesma.

    ResponderExcluir