Fale com Ela


Sinopse:
Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, uma psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia, mas agora só consegue lhe dar um susto. Antes, porém, Benigno entrou no quarto dela e olhou o recinto com admiração, tendo roubado um prendedor de cabelos dela. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Além disto Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela possa ouvir. Após quatro anos, o quadro dela está inalterado e a dedicação que Benigno sente por ela também. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira que teve o nome nos tablóides ao ter um tempestuoso romance com "El Nino de Valência" , um toureiro. Inicialmente ela foi ríspida, mas após ele ter matado uma cobra que estava na casa dela se tornou mais amável. Logo os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.

Ficha tecnica:
  • título original:Hable con Ella
  • gênero:Drama
  • duração:01 hs 56 min
  • ano de lançamento:2002
  • site oficial:http://www.sonyclassics.com/talktoher/
  • estúdio:El Deseo S.A.
  • distribuidora:20th Century Fox / Sony Pictures Classics / Warner Bros.
  • direção: Pedro Almodóvar
  • roteiro:Pedro Almodóvar
  • produção:Agustín Almodóvar
  • música:Alberto Iglesias
  • fotografia:Javier Aguirresarobe
  • direção de arte:Antxón Gómez
  • figurino:Sonia Grande
  • edição:José Salcedo 


Curiosidade:
 
Levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro que poderia ter sido de "Cidade de Deus" em 2003 e um Oscar por roteiro original. Com ele, no mesmo ano, Almodóvar foi indicado a Melhor Diretor pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Referência: Adoro Cinema

Melhores filmes

5 comentários:

  1. Ufa... é preciso respirar antes de qualquer comentário acerca deste filme. Este possui um "rítmo" mais suave, o que não nos faz perder o interesse ou a atenção de ficar com olhos e ouvidos atentos aos próximos acontecimentos. Com o passar do tempo farei alguns comentários mais precisos, é um filme que marca... é surpreendente, envolvente, emocionante, apaixonante ... Camila

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Camila ! O filme é MARAVILHOSO!!! É difícil comentar sobre ele porque é muiiiito bom e impactante... Uma das coisas que mais me marcou foi a trilha sonora do filme simplesmente impecável e arrebatadora, acompanhando o ritmo do filme e prendendo a atenção na tela !!
    Beeijo
    Mah

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal!
    É muito interessante como essa experiência do cinema acontece conosco não é mesmo?
    Assistimos o mesmo filme, no mesmo período e compartilhamos o mesmo debate, mas a sensação que tenho é que o filme marca cada um de nós de forma diferente.
    Além da suavidade e emoção, o filme me proporcionou algumas reflexões, a primeira delas
    é a capacidade que o humano tem de amar e se relacionar com o outro sem ser respondido, Benigno amava Alicia bem mais que a si mesmo. Ele se doava tanto a esse sentimento que não se importava com os preconceitos nem opniões das pessoas. Isso ocorre muito no nosso dia-a-dia,
    damos muita atenção para o que as pessoas pensam ou vão pensar dos nossos atos e muitas vezes saimos prejudicados por pensar assim.
    Outro aspecto que me chamou a atenção foi quando Benigno abusa da sua amada e ela engravida dele.
    De incio achei isso um absurdo, mas ao passar do filme entendi que talves se isso não tivesse
    acontecido Alicia não teria saido do coma. É impressionante como nós somos criticos e não reparamos que nem sempre o que é errado pra alguns é pra outros.

    São muitos os encontros e desencontros dessa
    vida, e foi desses encontros que Alicia saiu do coma e encontrou Marco.
    Abraços, Vanessa Stigert (2° período)

    ResponderExcluir
  4. Paola Gomes/ 4º período14 de novembro de 2010 às 04:06

    Quanto ao filme... que filme chocante e inteligente, mas me decepcionou um por o final, penso que a toureira Lydia não podia ter morrido e, Benigno deveria ter tido uma chance de conversar com Alicia antes de morrer.
    Impactante e surpreendente, são essas as palavras ao filme, coisas são desvendadas ao longo da história, nós vão se desfazendo, coisas vão se acertando. Uma história de amor, de amizade, de saúde, de doença, de polêmicas, de diálogos, Fale com ela, simplesmente nos convida a falar com ela. Algumas pessoas precisam falar e outras serem ouvidas, sem ao menos receber nada em troca...

    Gostei de contribuir aqui já que durante a discussão eu não posso falar.. só posso observar.. :)

    Abraços,
    Paola Gomes (4º perído/Pesquisadora LIC)

    ResponderExcluir
  5. Claro que pode falar. Qualquer palavra é reve3ladora e imprescindível

    ResponderExcluir