Projeto CinEduca


O projeto CINEDUCA, proposto pela Coordenação de Articulação Acadêmica e pelo grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) da Faculdade de Educação da UFJF, tem como um de seus principais objetivos a criação de um espaço de fruição e de discussão das experiências com obras fílmicas.
A proposta do projeto é possibilitar a experiência de recepção fílmica com apresentação de filmes que não só ampliem nosso repertório, mas que possibilitem também a compreensão do cinema como uma construção estética, um enunciado social e, portanto, fonte de pensamento e expressão.
É sabido que o cinema, e a profusão de signos imagéticos na contemporaneidade, constroem uma nova visibilidade e a leitura de um filme é atividade complexa que implica em uma reorganização do olhar. O CINEDUCA, nesse sentido, pretende ser um espaço para as discussões de experiências fílmicas que permitam a construção de caminhos metodológicos para uma educação do olhar, de modo a possibilitar olhar as imagens de dentro delas, atravessar sua transparência e ir além daquele senso comum que apenas coisifica as imagens, naturaliza e apropria-se delas, e as interpreta de acordo com o véu da rotina.
O projeto tem ainda o propósito de se constituir em lócus de pesquisa para acadêmicos interessados na investigação sobre as possibilidades educacionais escolares e não escolares do cinema. No horizonte do projeto CINEDUCA está a intenção de fortalecer e contribuir para uma prática educativa que incorpore o cinema e a linguagem imagética como espaço de criação, de releitura do mundo, de alteridade e possibilidades de criar e propor outras experiências e outras formas de ensino-aprendizagem.

Autor do Texto: Prof. Sérgio Augusto Leal de Medeiros

Para mais informações acesse o site do Grupo LIC

Um comentário: