quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Contribuições e Relações

Oi Pessoal !

Criei este post para contar a vocês como o Projeto CinEduca me ajudou em outras disciplinas!

Após assistir ao filme Cinema Paradiso no projeto CinEduca, tive aula com o Prof. André Martins (Disciplina Corporeidade e Cultura de Movimento) e ele falava dos castigos corporais aplicados na escola e estes aconteciam justamente na epóca em que se passa a infância do Salvatore, personagem do filme. Me recordei então da cena em que o Totó está na escola e durante a aula um aluno vai a frente da sala e a professora pergunta quanto é 5x5. A cada vez que ele responde errado ela bate a cabeça dele no quadro, bate com uma régua de madeira etc.

Esse recorte do filme me ajudou a entender melhor e a exemplificar o que estava sendo dito na aula. Pude perceber um pouco da importância do Projeto e do Cinema para a Educação não só para mim mas para outras pessoas, já que muitas vezes os filmes, além de ser uma forma de entretenimento, ajudam a exemplificar e "ilustrar" o que é ensinado durante as aulas.

Então vamos compartilhar as relações e contribuições do Cinema e do CinEduca para a aréa da Educação e para as nossas vidas?

Abraços e até os próximos posts,

Maria Cristina

11 comentários:

  1. Muito interesse essa questão que você levanta Maria Cristina, muitas vezes ao estudar uma disciplina nos falta exemplos e ilustrações.
    Além de poder contextualizar o que estamos aprendendo ou já aprendemos, podemos relacionar algumas questões do filme com nossa própria vida.
    A sensação que tenho é que a cada sessão do CinEduca saio transformada e com uma vontade grande de transformar algo.

    ResponderExcluir
  2. Carla diz:
    Concordo com vocês com relação em dizer que "muitas vezes ao estudar uma disciplina nos falta exemplos e ilustrações", certamente a falta de exemplo nos uma falta tremenda, pois sem ela nós não temos como entender bem as coisas que são passada para nós, perante isso era preciso que todos os professores que nós tivermos devemos incentivá-ĺos de dar exemplo para uma ampla compreensão dos alunos. Os exemplos e ilustração são como uma base firme para uma compreensão do que está sendo passado para os seus alunos.

    ResponderExcluir
  3. Carla disse:
    Desculpa por o que pensamento não ter saído direito
    Devemos sim incentivá-los os professores a dar exemplo, pois são fundamentais para nosso ensino compreensivo....

    ResponderExcluir
  4. Adorei a iniciativa da Maria Cristina e da Camila de criarem o blog Cineduca estão de parabéns ficou ótimo meninas!

    A cada sessão do Cineduca me faz ver o mundo de outra forma,com um olhar diferente mais crítico,tem me ajudado muito na minha formação profissional e principalmente nas disciplinas.Os debates são incríveis!Abração....

    ResponderExcluir
  5. Ola meninas! Muito legal o blog que vcs fizeram para esse evento! Cada vez mais me surpreendo com os filmes, o ultimo filme mais ainda que foi o "Fale com ela"e ai quando vao colocar uma parte falando sobre ele? Ate mais

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian, sua participação contribuirá para o nosso blog e para nossas reflexões, abraços Camila

    ResponderExcluir
  7. Oi Pessoal ! Que bom que vocês estão gostando do Blog ! Ficamos muito felizes, por vocês gostarem e participarem desse espaço ! Thayane desculpe a demora, para colocar o espaço do filme fale com ela..... e que estavamos sem tempo. Podem comentar a vontade !
    Beeijo
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  8. Seria legal que a Vanessa, as Filhas da Nação, a Thayane, Camila, Maria Cristina, e quem mais quiser, escrevessem o que viram e sentiram com os filmes que assistiram. Filmes nos fazem pensar...

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Interessante sua proposta ! Podemos sim comentar o que vimos sentimos e pensamos ao ver os filmes ! Cada filme tem uma aba separada para ser comentado. Vamos lá então convido todos vocês na contribuição para o nosso debate. Vamos lá?
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  10. MUito bom essa proposta gente. Seria interessante se as pessoas organizadoras do blog criasse uma página para postagem de textos que relatassem a esperiência que cada participante teve ao longo desse projeto.
    Não sei como isso poderia ser feito mas seria muito legal!
    Abraço, Vanessa Stigert

    ResponderExcluir
  11. Olá Pessoal! As propostas e sugestões de vocês são muito bem vindas ! A respeito do espaço para relatar as experiências do Projeto nós estamos pensando na melhor maneira para abrir esse espaço! Continuem acessando pois em breve traremos novidades para vocês !
    Abraços
    Maria Cristina

    ResponderExcluir